O que fazer no Funchal quando chove
A chuva é um dos principais pesadelos de um turista, especialmente, quando viaja para um lugar paradisíaco, onde as principais atrações são naturais.
Mas, mesmo quando esse imprevisto ocorre, ainda assim, é possível fazer coisas divertidas em determinados lugares, como Funchal, na Ilha de Madeira.
Mesmo quando a chuva aparece no local, ainda é possível visitar locais fechados e seguros, onde ainda terá a impressão de que está fazendo turismo. Portanto, é bom ficar atento a locais assim caso o tempo não fique muito bom durante a sua estadia na ilha. A seguir, veja algumas dicas de como aproveitar o tempo na capital madeirense quando chove.
Visite museus e locais históricos
Caso esteja chovendo, uma das melhores alternativas no Funchal é visitar os seus museus, que têm muita história pra contar e onde se pode distrair por horas e horas.
Um deles, por exemplo, é o Museu da Eletricidade, onde antes funcionava a antiga Central Térmica de Funchal. O local possui elementos interativos que podem lhe distrair, caso goste de ciência. Há também o Museu de História Natural, que fica localizado no Palácio de São Pedro. Além da exposição de várias espécies animais e minerais, o lugar ainda possui uma biblioteca científica, além do Aquário Municipal.
Para os mais pequenos, tem o Museu do Brinquedo, que fica no Armazém do Mercado, tendo sido criado há cerca de 19 anos atrás, graças à coleção do arquiteto José Manuel Borges Pereira.
Não perca também o Museu Quinta das Cruzes, que tem uma ligação histórica com a cidade de Funchal muito forte. Para quem quiser aprender um pouco mais sobre o passado da capital, está aí a dica, que conta ainda com uma biblioteca e uma cafeteria.
Lembrando que além dos museus, há também muitas igrejas e catedrais interessantes de visitar, dentre elas, o Convento de Santa Clara, a Sé Catedral de Nossa Senhora e a Igreja do Colégio São João Evangelista.
Lembrando que há uma boa quantidade de lugares assim na cidade, como o Museu de Arte Sacra, o Museu Photografia Vicentes e a Casa Museu Frederico de Freitas.
Pesquise quais são os que mais lhe interessam, e observe os horários de funcionamento de cada um deles.
Ou seja, se gosta de história e prédios suntuosos de épocas passadas, até um dia chuvoso em Funchal pode ser proveitoso.
Veja também: Museus na Madeira
Deguste o autêntico vinho Madeira
Para os dias de chuva, que tal a apreciação de um vinho excelente? É o que você vai encontrar, por exemplo, no Blandy’s Wine Lodge, a mais antiga adega da região, com mais de 200 anos de existência.
Além de fazer uma tour guiada pelos armazéns do local, você ainda pode descobrir um pouco mais a respeito da família desses produtores tão famosos.
E, claro: poderá aproveitar a sala de degustação da adega, onde poderá ver todas as fases da produção do vinho Madeira, experimentando diversas castas da bebida. Num dia de chuva, convenhamos que é um passeio perfeito.
Saboreie a culinária local através das sopas
Se tem uma comida que representa bem a culinária madeirense, são as sopas. Existe uma, por exemplo, a “Açorda”, que também é conhecida como “sopa da ressaca”, e que é feita com pão, alho, orégões e ovos.
Dentre os melhores restaurantes para degustar essa sopa está o Restaurante dos Combatentes, que fica na Rua de São Francisco, 1, e outro na Rua Ivens, 1 e 2. Para reservas, basta ligar +351 291 221 388.
Aproveite também outros restaurantes locais para apreciar estas sopas, especialmente, de manhã, e se estiver chovendo. Ou seja, não fique só restrito às sopas, mas, com um clima bem frio, elas são ótimas oportunidades para comer algo de diferente em Funchal.
Veja também: Pratos e Doces típicos da Madeira
Aproveite para fazer compras
Outra possibilidade para se divertir e se distrair em Funchal em dias de chuva é fazer compras nos principais centros comerciais da capital.
Existem mercado locais e centros dos mais variados, como o Anadia Shopping (que fica no centro da baixa Funchal), o Arcadas de São Francisco (que fica ao lado do Jardim Municipal). Há também o Fórum Madeira (localizado bem na área turística da cidade) e o La Vie (que fica no centro de Funchal).
Ou seja, é possível aproveitar os dias chuvosos de Funchal, comprando e se divertindo, especialmente se tiver mais gente consigo.
E o melhor: todos esses locais não ficam longe um do outro, e rapidamente, onde estiver, pode chegar a algum deles com facilidade, e até visitar mais de um durante o dia.
Passeio pelas ruas do centro e o Mercado dos Lavradores
Caso o dia permaneça chuvoso o tempo todo, e não somente de manhã, ou à tarde, o ideal é preparar um roteiro para aproveitar a estadia na capital madeirense.
Pode, por exemplo, aproveitar a oportunidade para passear pelas ruas do centro, como a Carlo I e a Santa Maria. Esta última, por sinal, possui belas pinturas ao ar livre.
Na parte da tarde, poderá comer algo no Mercado dos Lavradores, incluindo degustações de frutas típicas, como o maracujá-banana, a manga-limão, etc.
Inclusive, neste mercado, pode apreciar diversas comidas diferentes. Se gosta de lugares assim, o mercado deve ser uma das suas paragens obrigatórias.
Uma visita ao Jardim Botânico, mesmo com tempo chuvoso ou nublado, também pode proporcionar experiência bonitas e interessantes.
Para apreciar melhor a paisagem, poderá até mesmo apanhar o teleférico, que sai da Avenida do Mar, e que dará um panorama bom da cidade, que terá outro ar em meio à chuva, mas, ainda assim, bonito.
Dica: Compre aqui online o seu bilhete para o teleférico, evite filas.
Assim, aproveitará a paisagem, mesmo que o dia não seja de sol, já que as chuvas no local não costumam ser fortes, deixando uma boa visibilidade da cidade como um todo.
Dicas finais (quando visitar e como chegar a Funchal)
- Uma das vantagens de se visitar a cidade de Funchal é que é possível ir lá a qualquer época do ano, já que o clima, no geral, não sofre grandes variações.
- Mesmo no inverno, e com maior probabilidade de chuva, o Funchal continua sendo muito bonita e agradável de visitar.
- Por sinal, se você quiser ir ao Funchal quando a cidade estiver lotada, a recomendação é evitar a passagem de ano, a Festa das Flores (que ocorre na primavera) e também o mês de agosto.
- Para visitar a ilha de Madeira, confira sempre pacotes de viagem para a Madeira em promoção.
- Mesmo em épocas de pouca visibilidade em alguns pontos naturais, ou mesmo em tempos de chuva, a cidade reserva outros lugares pitorescos que todo turista tem que visitar.
Actividades a não perder na Madeira
Promoções de Viagens para a Madeira