Museus na Madeira

Primeiramente, quem procura uma experiência cultural em Portugal, não pode deixar de visitar os diversos museus na Madeira. Pois, estes portais mágicos, nos transportam através da história, nos ensinando como era os costumes, personalidades, produtos e a vida no passado.

Além disso, os museus na Madeira também nos mostram que uma cidade turística, pode oferecer atividades de lazer que atende a todos, indiferente do clima ou tempo.

3D Fun Art

Quem já teve o prazer de conhecer a Ilha da Madeira, sabe que as opções de lazer por lá são variadas. É possível ir à praia, mergulhar, fazer trilhos pedestres, passear de barco e muito mais. Mas, o forte mesmo são os inúmeros museus espalhados pela ilha.

De fato são tantas opções de museus, que nós resolvemos listar quais são os mais importantes. Para que de antemão, saiba qual quer visitar. Então, vamos conhecer quais são os principais museus na Madeira.

Museu CR7

Museu CR7 Funchal

Primeiramente, esse é o principal museu da cidade e retrata da vida do jogador madeirense Cristiano Ronaldo.

Neste museu você encontra mais de 150 troféus conquistados pelo jogador ao longo de sua carreira. Entre eles, encontram-se às duas Bolas de Ouro conquistadas em 2008 e 2013. Bem como, às duas Bolas de Ouro conquistadas em 2007/08 e 2010/11.

Acompanhe a carreira do jogador através de fotografias e vídeos, e tire uma fotografia com uma estátua de cera em tamanho real.

Compre aqui o seu ingresso, sem filas, para o Museu CR7

Museu da Baleia da Madeira

Museu da Baleia da Madeira

Da mesma forma que o museu CR7, o Museu da Baleia também é um dos mais frequentados e conta a história sobre a prática de caça à baleia dos tempos antigos.

Além disso, existem alguns modelos em tamanho real dos cetáceos, imagens impressas, vídeos e quiosques interativos.

Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Mudas)

Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Mudas)

(C) madeira.best

Esse magnifico museu foi integrado à Fortaleza de São Tiago de uma maneira incrível, que só por si vale a visita. A construção da fortaleza iniciou em 1614 e desde então já passou por diversas obras.

Por lá, é possível encontrar uma coleção imensa de arte contemporânea desde os anos 60. Bem como obras de artistas renomados da região.

Casa Museu Frederico de Freitas

Também conhecido como a Casa da Calçada, pertenceu por 40 anos a Frederico de Freitas (1894 – 1978). Frederico era um notário advogado e colecionador madeirense.

Visitando o museu na Madeira é possível conhecer as várias peças de escultura, cerâmica, pintura, gravura que ele colecionou ao longo dos anos.

O edifício em si, é um marco da arquitetura local e antiga residência dos Condes da Calçada.

Museu de Arte Moderna na Madeira (Mamma)

Museu de Arte Moderna na Madeira (Mamma)

O museu inovador possui cerca de 300 artes, entre pinturas e diversas categorias de instalações, distribuídos por 14 zonas temáticas.

Além disso, o museu proporciona uma viagem épica pelos cinco elementos, terra, fogo, água, ar, unidos pelo espírito.

Museu da Arte Sacra do Funchal

Museu da Arte Sacra do Funchal

Em primeiro lugar, este é um dos museus mais antigos da Madeira, e implantado em um palácio onde viviam os bispos do Funchal no século XVI. Nele, é possível ver diversas pinturas, esculturas e ourivesarias, devidamente identificadas entre o século XV e XVIII.

Museu do brinquedo

Museu do Brinquedo - Madeira

O museu do brinquedo foi aberto no final de 2014 no Armazém do Mercado, local onde era uma casa senhorial no século XIX.

O local conta com uma incrível coleção de 20.000 peças de brinquedos (inter)nacionais antigos, datados entre o final do século XIX até os anos atuais.

Museu da Cidade do Açúcar

Museu da Cidade do Açúcar

Sobretudo, esse museu foi dedicado à memória do período áureo do Ciclo do Açúcar na ilha da Madeira, denotando suas influências artísticas e culturais.

Museu do Bordado e do Artesanato

Museu do Bordado e do Artesanato

Esse museu apresenta uma coleção incrível das peças de bordado mais emblemáticas de Madeira. O bordado é uma das marcas deixadas pelos antepassados madeirenses.

Museu e Engenho da Cana-de-açúcar

Museu e Engenho da Cana-de-açúcar

Em primeiro lugar esse lugar não é apenas um museu, mas também um antigo engenho que recria a história da fábrica fundada em 1901. Por lá, é possível encontrar peças em exibição dos séculos XIX e XX, e alguns artefatos arqueológicos industriais.

Museu Etnográfico da Madeira

Museu Etnográfico da Madeira

(C) madeira.best

O Museu Etnográfico da Madeira, encontra-se num lugar que já pertenceu ao Convento de Santa Clara durante o século XVII. Em seguida se transformou num engenho de aguardente de Ribeira Brava até que em 1996 veio a se tornar o museu como o conhecemos.

Em áreas de exibição permanente, é possível apreciar mais sobre a história e cultura da Madeira, bem como a produção de vinho, pesca e muito mais. Vale a pena conhecer.

3D Fun Art

3D Fun Art

Primeiramente, este é um dos lugares mais divertidos dentre os já citados. Ele é um imenso espaço temático repleto de artes em 3D que leva seus visitantes a mergulharem no mundo das ilusões de ótica.

Ao todo são cerca de 40 cenários com muitas obras que renderão ótimas fotos.

Este museu é popular, recomendamos que faça a sua reserva online aqui >

Museu do Farol da Ponta do Pargo

Museu do Farol da Ponta do Pargo

O Museu do Farol está a cerca de 300 metros de altitude, e apresenta diversas fotografias, documentações e peças antigas de faróis da Madeira.

Museu Henrique e Francisco Franco

Museu Henrique e Francisco Franco

Esse museu foi dedicado aos dois irmãos Henrique e Francisco Franco que marcaram a história da arte portuguesa durante o século XIX e XX. O museu possui diversas obras dos irmãos, como pinturas a óleo, desenhos e esculturas.

Museu de História Natural do Funchal

Museu de História Natural do Funchal

O Museu de História Natural é um dos mais antigos em funcionamento. Inserido no Palácio de São Pedro, chama a atenção por ser um verdadeiro marco da construção civil portuguesa. Mas o destaque mesmo vai para a sua apresentação de 41 000 espécies marinhas.

Museu da Imprensa da Madeira (MIM)

Museu imprensa

(C) Magno_Bettencort

Esse museu é responsável por reunir e guardar o patrimônio tipográfico, litográfico e cinematográfico da imprensa da madeira.

Museu da Madeira Wine — “The Old Blandy Wine Lodges”

Blandy's Wine — Vinho Madeira

Por analogia aos outros museus, neste você pode conhecer um dos melhores vinhos do Mundo, o famoso Vinho Madeira.

Além disso, você encontrará diversas adegas antigas e conhecerá tudo a respeito da história e tradição por detrás do maravilhoso vinho.

Por fim, você poderá ver uma série de vinhos em exposição e maquinarias do século XVII.

Museu Militar da Madeira

Museu Militar da Madeira

Instalado no Palácio de São Lourenço, o Museu Militar guarda a história do Exército Português na Madeira, e explica a importância da ilha na história militar.

Além disso, é possível apreciar diversas coleções de armamentos utilizados na época até os dias atuais.

Museu Monte Palace

Jardim Monte Palace - Funchal, Madeira

Esse museu está situado no Jardim Tropical Monte Palace, na freguesia do Monte, no Funchal.

O museu alberga duas coleções em regime permanente, uma de minerais e outra de escultura contemporânea do Zimbábue.

Museu de Óptica da Madeira

Museu de Óptica da Madeira

Esse museu foi inaugurado no dia 7 de setembro de 2017 e é um dos mais novos de toda Madeira. Situado na cidade do Funchal, ele apresenta diversos objetos associados à óptica.

Photographia — Museu “Vicentes”

(C) Wikimedia Commons

Esse museu é o mais antigo estúdio de fotografia de Portugal e pertenceu ao notório fotógrafo, Vicente Gomes da Silva.

Atualmente, esse museu apresenta um espólio fotográfico de 4 gerações da família Vicentes, diversos cenários utilizados, máquinas fotográficas antigas e cerca de 800.000 negativos.

Madeira Story Centre

Madeira Story Centre

O Madeira Story Centre conta a história da ilha da Madeira desde 15 milhões de anos até os dias atuais. A exibição é feita de maneira lúdica e interativa, com várias temáticas abordadas.

Além disso, após as apresentações é possível apreciar a vista panorâmica do local, visitar o café temático no museu ou ainda comprar algumas lembranças.

Núcleo Museológico do Palácio de São Lourenço

Núcleo Museológico do Palácio de São Lourenço

Esse museu está instalado no Palácio de São Lourenço, uma fortaleza construída no século XV. Nele é possível apreciar um conjunto decorativo constituído por artes decorativas, portuguesas e europeias, que vieram do próprio palácio.

Museu da Electricidade — Casa da Luz

Museu da Electricidade — Casa da Luz

Esse museu está no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, desativada em 1959. Desde então, passou a servir como museu apresentando diversas maquinarias e explicando como a energia elétrica era gerada na ilha.

Dessa forma, terminamos a nossa vasta lista de Museus na Madeira. Além disso, esperamos que ao menos, com a nossa prévia explicação você já consiga criar um cronograma para conhecer esses lugares incríveis.


Promoções de Viagens para a Madeira