Pratos típicos, doces e produtos madeirenses a não perder na sua estadia

Quando viaja para algum local uma das coisas que mais quer saber é sobre a gastronomia da região, correto? Nada melhor do que esse contato com a cultura, principalmente quando o assunto é alimentação.

A Madeira possui alguns pratos típicos da região. Muitos dos restaurantes da ilha servem estes produtos, então não será tarefa difícil encontrar algo saboroso e apetitoso para comer. É claro, esse contato com um novo local sempre traz produtos novos para o nosso repertório. Como é uma ilha, é de se esperar que os pratos tenham peixe, frutos do mar e outros produtos que possam estar ligados a isso.

Mas se pensa que a gastronomia e oferta culinária pode ficar repetitiva por apresentar esse padrão, está muito enganado! A Madeira conta até mesmo com um bom cardápio de vinhos, alguns deles famosos mundialmente. Confira abaixo alguns dos pratos diferentes e tradicionais que a ilha tem para oferecer.

Carne de Vinhos e Alhos

Carne de Vinhos e Alhos

É um prato feito para aqueles que gostam de vinhos nas receitas. Ele é um pouco demorado para fazer (a carne precisa ficar cerca de 2 dias marinando), mas tem um sabor que chama bastante atenção. Quem vai à Ilha da Madeira geralmente procura restaurantes com essa opção.

Prato feito a partir de carne de porco, vinho branco, vinagre, alho, louro, segurelha, sal e pimenta. Pode ser servido com diversos acompanhamentos, podendo variar de zona para zona.

Espetada Madeirense

Espetada Madeirense

Um prato simples, com poucos ingredientes, mas que forma um bom sabor na sua totalidade. Isso deve-se não apenas aos bons ingredientes utilizados, como também à forma de preparo. Isso pode sofrer algumas variações, no entanto, são importantes que algumas recomendações sejam seguidas para fazer a verdadeira espetada madeirense.

Em certos restaurantes da região, por incrível que pareça, até mesmo o espeto utilizado é diferente. Um espeto artesanal tirado com os galhos verdes de Loureiro. É um prato feito à base de carne e especiarias.

Lapas Grelhadas da Madeira

As lapas são pequenos moluscos que podem ser retirados de pedras próximas à região. A sua utilização na culinária deu-se, também, pela facilidade de muitos conseguirem apanhar as lapas e cozinhá-las para comer no mesmo dia.

É um prato que pode servir de acompanhamento ou como refeição degustativa. Necessita de produtos como vinagre, alho, limão, manteiga, sal e outras especiarias opcionais como o piri-piri e coentro. É importante fazer a higienização correta das lapas, deixando-as em água e sal por algumas horas.

Picadinho

Picadinho Madeira

O picadinho é também um prato muito comum na região. Ele é feito com carne de vaca, do lombo geralmente, folhas de louro, alho manteiga, sal, vinho branco e azeite.

O picadinho é um prato mais conhecido e, apesar de não ser uma novidade, a culinária da região costuma fazer certas variações, então, caso se sinta mais confortável para pedir um prato mais conhecido, esta é uma opção muito boa. Desse modo experimenta o sabor e os temperos da região e quem sabe queira comer outros pratos.

Bife de Atum com Milho Frito

Bife Atum Milho Frito

Como dito, sendo uma região próxima ao mar, é comum encontrarmos pratos que tenham peixe. Nesse caso, especialmente o atum, tem sua maneira de preparo para ficar com gosto diferente. O atum é um prato conhecido de muitos então, com temperos da culinária madeirense.

Utiliza água, manteiga, sêmola de milho, alho, sal, couve, azeite e vinho como parte principal para o sabor, mas numa receita completa pode encontrar a presença de couve, colorau e muitos outros ingredientes.

Cracas

Outro prato do mar. São, em palavras mais simples, formações calcárias que se desenvolvem em grandes quantidades. Geralmente a cozinha madeirense traz esse prato como algo mais “fino”.

O interessante é que eles trazem aquele gosto do mar para quem os experimenta. Se gosta de mariscos talvez essa seja a melhor opção para si, é uma autêntica explosão de sabores na boca.

Bolo de Mel

Bolo de Mel, Madeira

(C) TeWeBs

Um doce confeccionado a partir do mel da cana de açúcar. É uma iguaria tradicional da Madeira e tem uma certa facilidade em se conservar por bastante tempo. Trigo, açúcar, manteiga, banha, chávena de leite e muitos outros ingredientes fazem parte desta iguaria, alguns ficam a critério do cozinheiro, outros são bem criteriosos para que o mesmo ganhe o seu gosto típico.

Filete de Espada com Banana

Filete de Espada com Banana

(C) RTP

Prato bastante conhecido na região e que mostra dois dos produtos mais conhecidos na Madeira. O peixe espada e a banana. Sim! Esses dois fazem parte da cultura local e são bem utilizados, principalmente a banana.

Utiliza-se a posta de peixe espada, bananas, ovos, azeite, pimenta, flor de sal. É um prato de simples preparação e com um gosto excelente. É uma ótima forma de introduzir a culinária da região ao seu cardápio.

Broas de Mel

Broas de Mel, Madeira

(C) RTP

A região adora utilizar o mel da cana nas suas receitas. Não é de se estranhar a sua grande capacidade de produção deste produto. Ele é na verdade um dos produtos com maior relevância para o público local, podendo representar bem a característica de algumas regiões.

E claro, quem não gosta de doces e iguarias com esse produto? As broas de mel utilizam açúcar, farinha, ovos, canela em pó, banha, manteiga, fermento e outros produtos que podem ficar a critério do cozinheiro. Não se preocupe se a massa parecer um pouco mais leve do que o comum, a receita é assim mesmo!

Veja também: Como fazer Broas de Mel

Pudim de Maracujá

Um pudim um tanto incomum, feito para aqueles que adoram a acidez do maracujá. É um doce tradicional que já ganhou espaço em diversos locais do mundo.

Como pudim ele necessita de todos os ingredientes comuns, como leite condensado e ovos. Ao mesmo tempo, o maracujá, que encontra tanto na cobertura, como na fabricação geral do doce. Veja no vídeo abaixo, da autoria do canal A Biqueira, como fazer:

Mel de cana

Mel de Cana Madeira

O mel de cana não poderia faltar nessa lista tão imensa, não é? Já falamos muito dele, mas a verdade é que este produto por si só é muito importante para a região. Vale lembrar que ele tem seu destaque em vários produtos e é também consumido como bebida e ou adição em doces, pratos entre outros. Se gosta de um sabor mais doce pode optar por esse produto, claro, sempre com moderação!

Poncha

Outra bebida tradicional da região para fecharmos. Ela é uma mistura de aguardente de cana de açúcar e sumo de limão.

É um produto que chega até mesmo a ser industrializado, porém, seu preparo não é complicado e alguns restaurantes servem para os seus clientes com esse sabor caseiro que muitos amam!


Estes são apenas alguns dos fantásticos produtos madeirenses que poderá degustar e deliciar-se durante a sua estadia. Sendo igualmente válido que, caso esteja com saudades dos mesmos, faça a compra online nas lojas com produtos da Madeira ou nas superfícies comerciais.


Promoções de Viagens para a Madeira