Locais a visitar na Ilha Da Madeira

A Ilha Da Madeira é uma região pertencente a Portugal que possui diversas características naturais encantadoras. Um viajante que passa pelo local não terá apenas belas praias para aproveitar, conseguirá também viajar por áreas verdes e por localidades maravilhosas, com monumentos históricos.

Apresentamos-lhe os principais e melhores destinos a visitar na Ilha da Madeira, para que possa organizar o seu roteiro de viagem à Madeira.

Não esquecendo também a fantástica culinária e produtos madeirenses, assim como a variedade de espécies que há no arquipélago, a região, em sua grande complexidade de conteúdo, apresenta as mais variadas paisagens, uma variação cultural interessante e uma população adorável e recepcionista!

Funchal

Funchal

A Capital da Madeira. Nada melhor que começar por ela primeiro. É uma região bem desenvolvida e que dispõe de várias atividades interessantes para os visitantes. A grande quantidade de áreas verdes e as construções históricas são o ponto mais importante de toda ilha, é com certeza o diferencial do local, mas é claro, a cidade em si possui um certo charme. Restaurantes, cafés e teatros e muito mais!

Mas não se limite a isso, a região é cheia de praias, locais para relaxar, miradouros, picos altos com uma ótima vista das localidades próximas. Por ser uma região costeira é possível tirar proveito disso, talvez tirar as fotos mais bonitas que já tirou na vida.

Por fim, uma paragem nesta região é algo que pode mudar completamente as suas férias, sendo um ponto de partida também, para outras atrações.

Veja também: O que visitar no Funchal

Miradouro Cabo Girão

Miradouro Cabo Girão; Madeira

O miradouro mais alto da Europa, chegando aos seus 580 metros de altura. É um local para apreciar bastante a vista. 

Conta com uma plataforma suspensa em vidro, que deixa a visão da região ainda mais bonita (junto com aquela sensação de estar flutuando no ar). É um local para tirar muitas fotos e apreciar a paisagem natural da região.

Curral das Freiras 

Curral das Freiras, Madeira

Para quem gosta de conhecer cidades por completo a recomendação é esta. Já viu que em Funchal é possível fazer diversas atividades, mas existem outros pontos com o mesmo potencial. O Curral das Freiras é outra cidade que pode ser uma boa opção para fazer uma paragem. Poderá conhecer uma das regiões mais belas da Madeira e ainda poderá hospedar-se em hotéis da região, visto que ela comporta isso.

Pode fazer trilhos pedestres e excursões na região. Em outras palavras, podemos conhecer a natureza da Madeira sem muitos problemas. É uma cidade de fácil acesso e os moradores são simpáticos e prestativos.

Cascata dos anjos

Cascata dos Anjos, Madeira

A Cascata dos Anjos é uma localização muito conhecida na Madeira e no mundo. É uma bela queda de água. Você pode acompanhar essa visão de um local com uma ótima vista para o mar também. 

É uma ótima região para aproveitar o clima perfeito da ilha, além disso, um piquenique ou um descanso pode fazer muito bem. Lembre-se que a região é bastante conhecida também, principalmente pelos moradores próximos. Então é provável que, caso visite, a área já esteja cheia, mas se possível passe ao menos para tirar uma foto, a paisagem da região encanta muito.

Casas de Santana

Casa Típica de Santana, Madeira

É um conjunto de construções que fica na região. São casas que levam o visitante até o período de colonização da região. São pequenas, feitas de palha e madeira.

Isso deve-se ao fato de a madeira ser um material barato pela região, assim era possível negociar de maneira muito eficaz, inclusive, é por isso que o nome da ilha é Ilha da Madeira.

A história da região é bem completa e a Casa de Santana é apenas mais um ponto muito interessante que os turistas gostam de conhecer, principalmente os que se interessam pela história local.

Pico Ruivo

O Pico Ruivo é a montanha mais alta da Madeira, chegando a ser a terceira maior de Portugal. Para mais é uma localização privilegiada para quem realmente gosta de grandes vistas da região. A boa notícia, você pode fazer uma trilha para chegar nele.

Se você gosta desse tipo de aventura, sentir a emoção e o vento do alto de uma montanha tão conhecida e bela, o Pico Ruivo é a opção. É perfeito para relaxar também, afinal, depois de uma grande caminhada, nada melhor que parar e observar um pouco a vista.

Pico do Areeiro

Pico Ruivo / Areeiro - Madeira

Na sequência ao Pico Ruivo temos também o Pico Areeiro. O terceiro maior pico de Portugal, chegando a medir 1813 metros de altura.

Esse é feito para quem deseja um pouco de aventura, no entanto, prefere um local diferente ou com menos metros de altura para ser percorrido. É claro, isso não é uma atividade para todos, no entanto, não deixa de ser algo interessante para quem gosta.

Piscinas naturais do Porto Moniz 

Porto Moniz - Madeira

Um conjunto de piscinas belíssimas com grandes pedras que se formaram com o tempo e deixaram a paisagem perfeita para banhistas. Esse é outro local muito bonito que se encontra na Ilha da Madeira, e mais um que possui piscina naturais.

Você pode observar a quantidade de turistas que vão para essa região. É com certeza um ponto que vale a pena fazer uma parada, as formações geológicas da Ilha da Madeira são realmente muito belas.

Câmara de Lobos

Câmara de Lobos, Madeira

É um município português bastante antigo, sua construção, na Ilha Da Madeira, remonta ainda o século XV, contudo, ele é um daqueles locais que tentam permanecer com o mesmo nível característico das construções antigas, como a Casa de Santana, já citada aqui.

Portanto, em alguns pontos você pode encontrar prédios mais antigos e em outros, construções modernas. Mas é importante deixar claro que na região você pode aproveitar para comer pratos típicos, saber mais sobre a história e até mesmo participar de eventos durante o ano.

Seixal

Seixal, Madeira

Seixal é uma região conhecida pelas suas praias. São extremamente bonitas e conseguem chamar à atenção dos mais diversos tipos de turistas, seja os que fogem do frio ou os que fogem do calor.

Tenha em conta que esta região tem espaço para localidades “desertas” e para regiões cheias de gente. Isto é válido porque em muitos locais, principalmente em praias de fácil acesso, onde se concentra uma maior quantidade de pessoas, visto a importância da cidade.

Jardim Botânico da Madeira

Jardim Botânico da Madeira

Talvez uma das áreas mais belas de toda a região, para quem gosta da natureza esse ponto não pode faltar. 

É um local que comporta mais de 2500 espécies de plantas. Flores de todo o tipo e uma variedade de animais muito chamativa, talvez não exista um local mais completo com a ideia de natureza em todo o arquipélago.

Além disso, você pode contar com diferentes cenários, o que ajuda ainda mais na hora de encantar você. É um festival natural muito belo.

Levada das 25 Fontes

É uma levada que pode ser explorada por si. É um tanto longa, mas com certeza vale a viagem, o próprio nome deixa qualquer um curioso para conhecer a região, não é mesmo?

Leva essa excursão até a cascata de 25 fontes, que é também o motivo do nome do local. Também passa por uma região chamada de Rabaçal, por isso pode ser chamada dessa maneira também.

Numa excursão como essa é possível divertir-se bastante observando a natureza. São várias espécies de plantas na região, na verdade, toda a Ilha da Madeira é assim.

Jardim do Mar

Jardim do Mar é uma região, que como o próprio nome traduz, consegue trazer uma vegetação próxima ao mar. Ideal para amantes de um local calmo, com águas cristalinas e ao mesmo tempo uma bela quantidade de vegetação.

Muitos turistas gostam de tirar fotos na região, e não é para menos essa mesclagem da natureza com o mar criou um cenário tão lindo que de fato é quase impossível resistir à vontade de conhecer!

Taberna da Poncha

É um local que pode parar para comer e tomar uma das bebidas típicas da região, a poncha. Ela é feita, em suma, a partir do mel da cana e do suco de limão, dando um sabor muito interessante e que pode ser mudado a gosto do dono do restaurante. Se tiver tempo e desejar experimentar alguma bebida da região esse é um dos locais mais recomendados, afinal, é de fácil acesso e ao mesmo tempo é confortável e belo.

Beber um pouco dessa famosa bebida pode ser uma forma muito interessante de acabar um dia conhecendo as belezas da Madeira.

Ponta de São Lourenço

Ponta São Lourenço

Esse é um local um pouco afastado das outras regiões. Por existir esse distanciamento é também muito famoso por representar uma grande quantidade de belezas, uma zona paradisíaca chama bastante atenção de muitos viajantes.

É uma ilha separada. O arquipélago da Madeira conta com diversos pontos estimulantes e esse é um deles. Não há nada melhor do que fazer uma viagem pela região, ver as formações rochosas, a areia de cal e, principalmente, o mar, que com suas belas águas encanta facilmente.

Paul da Serra

É o planalto onde se localiza o Pico Ruivo. Como se é de esperar tem muita beleza para oferecer então é importante que caso goste das vistas das montanhas tente conhecer esse planalto.

Apesar de não ser uma região de tão fácil acesso ganhar seus pontos no quesito investimento, ou seja, quanto mais subir, mesmo que seja complicado, ao final terá seu esforço recompensado.

Miradouro Véu da Noiva

Localizado entre Seixal e São Vicente, o miradouro véu da noiva permite às pessoas que ali estão ter uma visão privilegiada das cascatas próximas da localidade (chamadas também de Véu da Noiva) e da costa norte da Ilha da Madeira.

Uma curiosidade que faz com que essa região seja realmente conhecida por diversas pessoas é que o seu nome está ligado à queda de água que se consegue a visão no miradouro. Muitos dos que conseguem essa visão dizem que, a semelhança da queda com um véu de noiva, é realmente um ponto que deve ser destacado.

Machico

Outro ponto histórico que não poderia por nenhum motivo passar despercebido, a importância dele é vital para a existência da Ilha da Madeira, e porquê?

Bem, foi nessa região que Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, no ano de 1419, desembarcaram e descobriram a Madeira. Apenas 5 séculos após a região foi considerada uma cidade de fato, com mais de 20 mil habitantes distribuídos pela sua pequena área.

É uma região bastante tranquila, apesar de ser um dos pontos que muitos viajantes querem visitar. É claro, não é para menos, a região conta com diversas paisagens maravilhosas, principalmente quando o assunto é o verde.

Prainha

Praia da Prainha

A praia e suas proximidades são marcadas por uma paisagem um pouco diferente das comuns na ilha. Nesse caso o que temos em quantidade é o amarelo e laranja, um tom mais desértico e que chama bastante atenção dos turistas, afinal, esse é um ponto bem diferente, comparada a outras praias essa ganha seu destaque apenas por sua singularidade em toda a região.

É uma praia de areia natural com uma cor que é mais próxima às de origem vulcânica, isso, por si só, já a torna diferente das demais. Apesar disso, é considerado também as regiões próximas, o que deixa tudo ainda mais completo, não possui muita vegetação, mas o cenário é completo da mesma forma.

Jardim Tropical Monte Palace

Jardim Monte Palace - Funchal, Madeira

Já leu um pouco sobre o Jardim Botânico da Madeira e bem, já sabe que sua beleza é realmente algo que deve ser apreciado em sua viagem, mas ainda existe outro ponto de verde em abundância que deve incluir nos seus passeios, o Jardim Tropical Monte Palace.

Já está aberto ao público desde 1991, combina a vegetação do local com azulejos e construções de origem chinesa. É um ponto muito conhecido e bastante visitado pelos habitantes, é um marco na região e passar pelas proximidades sem sentir vontade de visitar é algo bem difícil de acontecer.

Grutas de São Vicente

Ouvimos aqui falar de diversas regiões que formaram a história e construção geral da ilha da Madeira, no entanto, por ser uma ilha tão interessante é claro que ela conta com vestígios de processos vulcânicos. Um dos pontos mais conhecidos nessa lógica são as Grutas de São Vicente.

Está aberta a visitação do público desde 1996. Bem, não é um local que você queira perder a visita. Afinal, você já visitou uma gruta? Dificilmente isso acontece, então se tiver a oportunidade e estiver próximo a região de São Vicente é com certeza um ponto que deve ser observado.

Cascata Garganta Funda

Uma das mais altas cascatas da região. É com toda certeza um ponto em que deve parar. Fica próximo da Calheta, então caso esteja de passagem para outra região pode optar por um tempo observando a queda de água.

De toda forma ela é mais uma queda de água que pode ser conhecida, já que não é possível conhecer todas as regiões nada melhor que separar algumas com características semelhantes para isso.

Praia Garajau

Praia do Garajau

Uma das melhores praias para praticar mergulho. As suas águas cristalinas e calmas permitem bastante a prática dessa atividade.

A única questão aqui é que o acesso a praia deve acontecer através de um teleférico, mediante, é claro, a um pagamento. Isso, no entanto, pode não ser um grande problema. Estar no teleférico na Ilha da Madeira é uma das melhores sensações, afinal, você consegue observar diversas paisagens ao longo do percurso.

Além disso, na região mesmo terá acesso a instalações balneárias comuns, postos de socorro, áreas de restauração e é claro, restaurantes e afins. É uma região que se consegue passar um dia inteiro sem ficar entediado.

Miradouro Eira do Serrado

Gosta de ter belas visões de montanhas? Este miradouro é com certeza um ponto em que deve parar, afinal, a vista que se consegue da região é muito bela. Existe uma estrutura muito bem estabelecida para que possa observar (afinal, como acontece em todos os miradouros da ilha da maneira).

São aproximadamente 1095 metros de altitude, uma vista fenomenal das montanhas mais belas da Madeira.

Ponta do Sol

Como o nome mesmo sugere, é um local onde o sol ganha mais destaque. O arquipélago da Madeira possui, em sua grande maioria, um clima mais calmo e primaveril, no entanto, nessa região o sol ganhou!

É também uma localização histórica bastante interessante. Ainda possui construções mais antigas e abriga também núcleos de vegetação indígenas, e, para completar, é possível também notar as grandes turbinas eólicas que fazem a energia elétrica da região.

Como deu para perceber, é uma região bem completa e possui uma estrutura bastante interessante e bem pensada.

Miradouro Cristo Rei

Outro miradouro muito belo. Um local que conta com uma bela vista do mar e que recebeu esse nome por conta da estátua de Cristo Rei que foi erguida como uma forma de cumprir uma promessa.

A estátua fica no topo de uma das colinas do miradouro e ganha bastante destaque, as pessoas (tanto turistas como quem já mora ali) aproveitam para tirar fotos e aproveitar as belezas do local.

Miradouro das Cabanas

O último miradouro aqui citado e com isso terminamos nossa jornada pelas regiões mais belas de toda a Ilha Da Madeira. É um local em que se vai para descansar e ter uma vista excelente, talvez a melhor de todos os outros miradouros citados aqui, principalmente para quem gosta de observar o mar.

Em dias em que o céu está limpo é possível ver a ilha vizinha, a Ilha de Porto Santo, que apesar de não ser tão próxima ganha seu destaque quando se está com uma visão tão magnífica de várias regiões ao mesmo tempo!

Andar de Teleférico

Uma experiência que pode acontecer em diversos pontos da Ilha da Madeira. Andar de teleférico é uma maneira de conhecer a paisagem da região de maneira mais dinâmica, algumas cidades, como a capital Funchal, dão essa possibilidade para quem a visita.

É claro, existe um valor, mas nada muito caro. Estima-se que cerca de 5 € sejam suficientes para esse passeio tão estimulante, é possível ver as belas praias da região, assim como paisagens verdes e mais distantes!

E vale lembrar também que certos locais apenas aceitam visitações a partir do teleférico, como você já viu no texto.


Vídeo: magníficas imagens da Ilha da Madeira

Confira abaixo igualmente vários locais onde poderá desfrutar as suas férias na Ilha da Madeira.


Estes são apenas alguns e os principais locais a não perder durante a sua estadia. Faça o seu roteiro com base no número de dias da sua estadia e pontos de interesse que pretende visitar.

Veja também:


Promoções de Viagens para a Madeira