Como viajar entre as Ilhas da Madeira e Porto Santo

Porto Santo é o destino ideal para fazer férias o ano inteiro. Muita gente pensa que a Ilha da Madeira é solitária e desconhece que se trata da maior ilha do arquipélago da Madeira – a Ilha do Porto Santo.

O clima ameno, os preços económicos dos pacotes de férias e a proximidade geográfica são alguns dos pontos fortes desta ilha localizada em pleno Oceano Atlântico. Pensa em fazer uma viagem para Madeira este ano? Então, que tal visitar Porto Santo também?

Como viajar entre as Ilhas da Madeira e Porto Santo

É uma das maiores ilhas da Madeira e tem belezas incomparáveis, as quais não se arrependerá! Neste artigo, listamos as formas de chegar de Madeira a Porto Santo e o que fazer quando chegar lá.

Porque viajar entre Madeira e Porto Santo

No Arquipélago da Madeira, acessível por embarcação ou por avião, Porto Santo é um pequeno paraíso atlântico. É perfeito para quem pretende desligar-se de tudo e viver entre a praia e a piscina, de preferência em família.

Além da ilha da Madeira, é a outra ilha habitável do arquipélago, a cerca de 900 km da capital e pouco mais de uma hora de distância, por avião, da cidade de Lisboa. Pode também lá chegar de embarcação ou de avião.

Miradouro da Portela, Porto Santo

Em torno de Porto Santo, as águas são turquesas, tranquilas, com uma temperatura amena. Mesmo no inverno, é a praia de nove quilómetros que convida a passeios, banhos de sol e de mar. No final da primavera, verão e início do outono, a temperatura média da água do mar ronda os 24ºC e 25ºC. No resto do ano, a temperatura da água poderá baixar um a dois graus, sendo igualmente amena.

A saúde e o bem-estar andam também de mãos dadas nesta praia. Isto porque a areia possui propriedades terapêuticas raras. É suave, leve e pouco abrasiva, e composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de cálcio, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Com pouco mais de 42 quilómetros quadrados, a ilha percorre-se rapidamente, o que não significa que o deva fazer. Contemple a paisagem natural, primitiva, que a todos encanta, e com os cerca de 5500 habitantes da ilha. Para além disso, experimente pedalar através dos atalhos e caminhos da ilha.

Como chegar a Porto Santo de barco

O Porto Santo é um paraíso no meio do Oceano Atlântico, uma pequena ilha da Madeira. Pode-se chegar aqui de avião ou barco, e também há uma série de hotéis, pousadas e resorts invejáveis ​​para atender a todos os gostos. Há muitas coisas para fazer no Porto Santo.

Também conhecida como Ilha Dourada, por ter seus 9 quilómetros de areia banhados pelo mar, o turista não vive apenas na praia. Existem várias atividades culturais e atrativos naturais neste local, o que não é culpa dos viajantes.

Porto Santo line

Na Ilha da Madeira, atrás do Museu Cristiano Ronaldo, encontra-se o terminal sul do Porto do Funchal, onde se situa o Lobo Marinho, um bem estruturado navio da linha do Porto Santo, que atravessa as ilhas da Madeira e Porto Santo.

É a única empresa que pode transportar passageiros por via marítima entre duas ilhas. O passeio dura aproximadamente 2:30 horas. Portanto, é muito provável que seja usado para quem deseja visitar a ilha de Porto Santo.

Assim, se deseja ir da Ilha da Madeira à Ilha do Porto Santo, a melhor forma é de barco – em um mini cruzeiro da Porto Santo Line. Confira abaixo os preços e faça a sua reserva online:

Como chegar a Porto Santo de avião

A forma mais comum e cómoda de lá chegar é voar directamente de Lisboa ao Funchal, onde se encontra o Aeroporto Cristiano Ronaldo da Madeira. A viagem até à capital portuguesa demora apenas 1 hora e 30 minutos, com vários horários todos os dias. Esta rota é atendida por companhias aéreas como TAP, Lufthansa e Easyjet.

Se não conseguir encontrar um voo para a Madeira, também pode voar para a vizinha Ilha de Porto Santo, onde existem viagens de barco diárias para a Madeira.

A TAP também dispõe de voos diretos entre Lisboa e Porto Santo a partir de 167,93€. A companhia aérea disponibiliza dois voos por semana durante a época baixa (domingos e sextas-feiras) e cinco voos semanais na época alta (segundas, quartas, sextas, sábados e domingos).

A Ilha de Porto Santo fica a cerca de 15 minutos de avião ou de 2h30 de barco da Ilha da Madeira.

O que fazer em Porto Santo

O mais certo é que, além de um passeio pela ilha, pretenda descansar na praia. Contudo, temos também opções para ocupar o tempo, incluindo passeios pedestres, ou os já referidos passeios pelos trilhos da ilha.

Outra opção é a prática de desportos náuticos, como windsurf no mar calmo e com ondulação reduzida, ou vela. Enquanto isso, poderá ter oportunidade de avistar várias espécies marinhas.

Não deixe de desfrutar da vista do miradouro na Ponta Canaveira. Aí poderá observar um farol, construído em 1959, para guiar as embarcações que navegavam. Situado na ponta oeste da ilha, nas proximidades da zona dos Morenos, em dias de boa visibilidade é possível avistar a costa norte da ilha da Madeira.

Sugestões de atividades em Porto Santo

Não obstante a pequena dimensão da ilha, a oferta de hoteleira é bastante diversificada. Existe quase uma dezena de hotéis, além de uma vasta oferta alternativa de alojamento.

O espaço é adequado para famílias, que podem desfrutar de uma piscina com água doce ou relaxar no SPA. Os hotéis da região dispõem de um restaurante e bar, com uma vista fantástica sobre o Oceano, e com internet wi-fi gratuita.

Veja também: Locais a visitar em Porto Santo >


Promoções de Viagens para a Madeira