Poncha da Madeira – o que é, como é feita e como fazer

,Uma das melhores coisas ao visitar lugares diferentes é saber que existem comidas e bebidas típicas deliciosas, e até mesmo aprender como são feitas. Por exemplo, a tradicional Poncha da Madeira é uma bebida exótica, com gosto peculiar e que praticamente todos adoram quando provam pela primeira vez.

Publicidade

Poncha da Madeira

Não sabe que bebida é essa? Bem, quando visitar a ilha da Madeira, aproveite e tome a bebida, pois, ela é vendida em vários estabelecimentos, especialmente, no Funchal. Aprenda neste artigo um pouco da história desta bebida, as suas principais características, e, especialmente, como ela é feita. Inclui receita bónus no final do artigo.

Publicidade

O que é a Poncha da Madeira?

A poncha é uma bebida tradicional da ilha da Madeira, que foi criada em meados do século XIX como uma variação de outra bebida, o “panche” (ou pãnch), que foi trazida Índia tempos antes.

Durante os anos 1900, a poncha foi uma bebida bastante consumida entre as famílias de Madeira. Inclusive, de acordo com estudiosos, uma bebida similar já era consumida por navegadores portugueses no século XVI.

Publicidade

Ou seja, a tradicional poncha que é consumida e apreciada por turistas do mundo inteiro hoje em dia, já tem uma história bem antiga, remontando à época das grandes navegações. E se antigamente ela era usada mais para tratar de uma doença típica dos navegadores daquela altura, hoje ela é apreciada mais pelo seu gosto delicioso.

De que é feita a poncha?

Podemos dizer que, basicamente, e com pouquíssimas variações, que a poncha é uma mistura bem elaborada de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão. Nos tempos das navegações, esta bebida era resultado de uma calda que era usada para conservar limão em potes.

Só que, neste caso, a calda era usada na prevenção de uma doença, no caso, o escorbuto (que ataca as pessoas justamente pela carência da vitamina C). Essa conservação do limão era feita durante as longas viagens dos navegadores, e a cauda era feita com aguardente e melaço de cana.

No século XVI, essa bebida chegou à Índia e ao Brasil, sofrendo variações nesses respectivos lugares. No Brasil, por exemplo, foi ela que deu origem à famosa “caipirinha”. Com o passar dos anos, ocorreram poucas variações na composição da poncha na ilha de Madeira. Hoje em dia, usa-se 1/3 de melaço ou açúcar, 1/3 de aguardente de cana e 1/3 de sumo de limão (ou lima).

Lei de regulamentação da Poncha da Madeira

Foi somente no ano de 2014, é que o Governo Regional da Madeira aprovou um decreto que regulamenta tanto a produção, quanto o comércio da poncha, o que certamente deixou os turistas ainda mais alegres. Este decreto teve como intuito proteger a bebida como património do local, bem como o seu modo de produção, ajudando a regulamentar os produtores de cana sacarina.

Publicidade

Ainda de acordo com o decreto a bebida precisa ter em sua composição o Rum da Madeira. Assim, a poncha ficou reconhecida como Indicação Geográfica Protegida. Além disso, por lei, tantos os equipamentos, quanto os processos usados para a fabricação da poncha devem ser os mais adequados para que se preserve o seu sabor original.

Ou seja, é de fato uma bebida tradicional, que foi aprimorada ao longo de décadas e até séculos (com o acréscimo de novas bebidas e frutas, inclusive). Certamente, essas medidas causam resultado positivo, pois, a bebida é um sucesso na ilha, e aprovada por quem aprecia destilados com esses componentes.

Relembramos também que hoje em dia há variações dessa bebida com outros ingredientes, trocando as frutas tradicionais por tangerina ou kiwi, por exemplo, e colocando outras bebidas, como a vodka. Ou seja, são verdadeiros cocktails de poncha.

Características da poncha da Madeira

Um dos sucessos dessa bebida é o fato de que ela, mesmo sendo alcoólica, possui gosto e aroma peculiares, que deixam a experiência ainda mais saborosa. Esses aromas e sabores são resultado das frutas usadas. Estas precisam estar maduras e em bom estado para que a bebida seja a mais saborosa possível.

Poncha Madeira

O poncha, portanto, é uma bebida que tradicionalmente ela é mais opaca, sendo resultado tanto da polpa, quanto dos sumos das frutas. A coloração varia entre o cítrico e o dourado, e, através de certas combinações, é possível fazer uma poncha bem colorida e chamativa.

O aroma, como não poderia deixar de ser, é frutado, de cítricos a algo mais tropical, como um maracujá, por exemplo. O Rum da Madeira consegue deixar o aroma ainda mais forte. Já o sabor é bem intenso e característico com as frutas de origem, especialmente pelo uso do mel.

Trata-se, portanto, de uma bebida doce e macia, que consegue equilibrar o seu teor alcoólico com algo mais gostoso com sabor frutado.

Mas, e agora que já sabe de tudo isso, gostaria de aprender agora como se faz uma boa poncha da Madeira mais ou menos parecida com a da ilha? Então, veja a receita tradicional dela, e como pode adaptá-la ao seu gosto pessoal.

Como fazer poncha da Madeira – Receita completa (6 pessoas)

Ingredientes

  • 2 limões;
  • 2 laranjas;
  • 1 e ½ colher de sopa de açúcar branco;
  • Mel de abelhas a gosto;
  • Aguardente de cana da Madeira;

Utensílios

  • 1 copo que irá servir de medidor – preferencialmente, igual ao que será usado para servir a poncha depois;
  • Caralhinho (trata-se de um instrumento de Madeira usado na preparação de bebidas alcoólicas);
  • um copo alto e resistente;
  • pilão;
  • faca ou raspador;
  • Um jarro;
  • 1 coador;
  • 1 funil.

Modo de preparo

  • No capo alto, ponha a casca de um limão apenas;
  • Em seguida, coloque o açúcar branco, e esmague a mistura com a ajuda de um pilão;
  • Depois, esprema o suco dos limões e das laranjas, e acrescente esse sumo à mistura com a casca do limão;
  • Misture, então, com o caralhinho;
  • Pegue essa mistura, e coe-a em um jarro;
  • Misture a aguardente de cana, colocando a mesma quantidade do sumo de limão e laranja feito anteriormente;
  • Por fim, junte o mel com o auxílio do caralhinho;
  • Depois, é só misturar bem e servir na hora que estiver pronto.

Dicas

  • Pode esmagar e misturar os ingredientes com o utensílio mais adequado que tiver em casa. Essa receita é só para mostrar como é feita a tradicional poncha na ilha.
  • Pode fazer a receita apenas com o sumo do limão ou apenas com o da laranja. Não é obrigatório fazer com ambos, mas, é a receita original.
  • Além das frutas já citadas (laranja, kiwi, limão e tangerina), pode fazer variações desta bebida com maracujá, hortelã, morangos, tomate, etc.
  • Importante ressaltar também que o ideal é beber a poncha na hora que é feita, como acontece nos estabelecimentos de Madeira onde ela é servida. Dessa forma, aproveita-se melhor todo o seu sabor único.

Vídeo: Como fazer Poncha

Gostou de saber como faz a tradicional poncha da Madeira e um pouco da sua história? Agora, planeie a sua viagem à ilha, e visite locais paradisíacos, deliciando-se com uma bebida que tem muita história. Se já visitou a Madeira, aproveite a receita para matar saudades da Poncha.


Promoções de Viagens para a Madeira