As melhores praias e zonas balneares na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é repleta de atrações, de pontos turísticos belos, de uma fauna e flora diversificadas. É também região com paisagens incomuns que vão de florestas com belas árvores até praias de areia preta relaxantes.

Publicidade

Para quem procura uma região para passar férias e também desfrutar de praias e zonas balneares incríveis, a ilha da Madeira será uma excelente escolha.

Apresentamos-lhe abaixo as melhores praias e zonas balneares:

Publicidade

Praia da Calheta

Praia da Calheta, Ilha da Madeira

As suas águas calmas e relaxantes tornam-na esta praia perfeita para passar um tempo com amigos ou familiares.

Publicidade

É uma região extremamente aconchegante e com restaurantes e bares próximos, além disso o contato com a cultura do local pode acontecer de maneira ainda mais efetiva com museus e centros de artes. É uma praia pequena com aproximadamente 100 metros de extensão, mas que não passa despercebida por quem a visita.

Praia de Machico

Outra praia muito conhecida e popular na Ilha da Madeira é, sem dúvida, a Praia de Machico. Um fato interessante das duas praias já citadas aqui (Praia da Calheta e Praia de Machico) é que a areia destas é retirada da região de Marrocos, portanto, possuem certas qualidades diferentes de outras que serão indicadas abaixo.

Praia da Prainha

Praia da Prainha

Uma das regiões que possui areia natural da Madeira, produzida, em grande parte, pela sua interação com cinzas vulcânicas dando uma cor mais cinza.

É uma das praias paradisíacas da localidade, então se procura um local para relaxar mais distante de outras pessoas e com uma ótima visão do mar e de cenários verdes, esta é uma opção que não pode passar despercebida.

Publicidade

A propósito, a Ilha da Madeira, conta com diversos pontos belos, calmos e de fácil acesso, vale a pena fazer uma excursão.

Praia do Porto do Seixal

Praia do Porto do Seixal

© Francisco Correia – Turismo da Madeira

Uma areia negra e uma bela visão do porto, uma região cercada por uma grande quantidade de vegetação.

Apesar de não ser uma região muito grande, é – sem dúvida – um local interessante de visitar. A água limpa do local, a beleza da terra que há ali e, principalmente, a calma que encontrará nos arredores é algo que poucas pessoas trocariam! É realmente um dos destinos que ganham destaque nesta listagem.

Praia da Ribeira Brava

Praia da Ribeira Brava

(C) Joãof

Fica no centro da localidade que lhe dá o nome. É uma daquelas regiões que amantes de desportos adoram porque há campos de terra para que se jogue futebol e voleibol. Esta possui cerca de 150 metros de comprimento, porém, com certeza abarca muitas opções nesse pequeno espaço.

Além das belezas naturais também encontra cafés, restaurantes, bares e muito mais. Além disso, dispõe de duas piscinas pequenas para adultos e crianças e possui acesso ao oceano.

Piscinas Naturais do Porto Moniz

Piscinas Naturais do Porto Moniz

Uma das piscinas mais populares da Madeira. Esta área faz parte de uma praia que se formou a partir de rochas vulcânicas, dando características muito interessantes e belas à praia. Não é atoa que se tornou tão famosa e teve tanto investimento.

Não irá contar apenas com uma bela paisagem e com uma grande área para tomar um bom banho de mar, como também terá a segurança de estar em uma local seguro, com nadadores-salvadores e primeiros socorros. Destaque igualmente para as piscinas para as crianças.

Veja também: Piscinas Naturais do Porto Moniz vistas do céu

Praia Formosa

Praia Formosa

Praia situada no Funchal. É uma zona de fácil acesso e que possui mais que a água do mar como atração.

Os amantes de desportos, principalmente no verão, costumam visitar esta região para competições e para se divertir, além disso, a noite na praia não para com as suas animações. É mais uma das praias com certificação de bandeira azul que citamos aqui, é ótima para tomar um bom banho.

Praia Ponta do Sol

Vamos dar um crédito para esta praia por ela ser uma das mais quentes da região da Madeira. Um local perfeito para tomar aquele banho de sol. Para muitos que estão tentando fugir do frio não há nada melhor que isso.

É uma região em que as atividades como caminhadas ou até mesmo desporto ficam em interação facilmente. Vale destacar também que a localidade em si conta com um ótimo repertório de cafeterias, perfeitas para se relaxar. É claro, não pode faltar bares e restaurantes! Se gosta de praticar mergulho, é igualmente uma óptima região.

Praia da Fajã dos Padres

Calma, porém, chamativa. Apesar do acesso à mesma não ser algo tão fácil, este é com certeza um dos pontos a se visitar na Ilha da Madeira.

A prática de mergulho é comum na região e como também conta com área de calhau, acaba sendo um bom lugar para deitar e observar o mar. No verão, quando existe mais fluxo de gente, é ainda mais bela a visão que se tem. Os visitantes ganham acesso a espreguiçadeiras e guarda-sol.

Praia de São Vicente

Um mar um tanto mais agitado, ideal para quem gosta de praticar Surf. Na verdade, quase toda a região de São Vicente possui uma estrutura bem elaborada para desportos no mar.

É algo que chama a atenção, geralmente as praias da região sul da madeira possuem uma água mais calma e própria para outros tipos de desportos, como o mergulho, ou ainda para descansar. Então se está à procura de locais mais agitados pode optar por um passeio pela região norte.

Praia / Complexo Balnear de Ponta Delgada

Praia de Ponta Delgada

Uma praia e um complexo balnear. Esta região também é mais um dos locais fantásticos que São Vicente oferece aos seus visitantes. Como praia ela oferece uma água um pouco mais agitada, como já dito, mas como complexo balnear oferece piscinas de água salgada, solários e bares.

Complexo Balnear do Calhau de São Jorge

Complexo Balnear do Calhau de Sao Jorge

Um espaço criado para se levar a família. Sim! Os mares da costa norte são mais agitados, porém, isso é algo que foi vencido com investimento neste complexo balnear que conta com 3 piscinas belas e calmas. Como já dito a região é de calhau, ou seja, o tipo de areia dela veio de cascalho o que dá à região o seu charme.

Praia da Ribeira do Faial

Praia da Ribeira do Faial

É um local bem pequeno, mas cheio de requintes. É interessante porque a região fica em volta de uma outra praia de calhau, que se formou com o tempo. É ótima para tomar um bom banho em segurança.

Como acontece em muitas praias citadas neste artigo, pode aproveitar a bela vista do mar ou da natureza. Conta com restaurantes e estabelecimentos próximos que casam perfeitamente com a característica da praia!

Praia e Complexo Balnear do Porto da Cruz

Praia Porto da Cruz

Uma região com piscina e acesso ao mar. É muito bonita, tanto a praia como a cidade que a comporta. É uma região muito bela que pode servir para visitar quando não estiver aproveitando a praia.

É mais uma praia de areia preta, fica situada ao nordeste da Ilha da Madeira.

Complexo Balnear do Caniçal

Complexo Balnear do Caniçal

Apesar da entrada neste local ser paga, ao visitar esta zona da Ilha da Madeira e quiser desfrutar de momentos incríveis em piscina e apanhar banhos de sol, conheça este complexo. Além de belo, conta com diversas atividades que podem ser feitas em diferentes épocas do ano.

Ribeira da Boaventura

É outra região que possui investimento em piscinas, solários, esplanadas e muito mais. Um diferencial deste local é o acesso a uma pequena baía que faculta o acesso ao mar.

Outro ponto ainda mais estimulante é um Aqua Park que se encontra na região. Um espaço grande com capacidade para mais de mil pessoas. Escorregas, piscinas e muitos mais podem ser encontrados nessa “extensão” da Ribeira de Boa Ventura.

Aquaparque da Madeira

Aquaparque Madeira

A Ilha da Madeira não é apenas reconhecida pela sua paisagem, possuindo também um fantástico Aquaparque, resultado de um grande investimento na região. Conta com piscinas, escorregas, pistas rápidas e até mesmo um bar. Momentos de diversão garantidos.

Preços

  • Adulto: 10€
  • Crianças dos 5 aos 12 anos: 7€
  • Crianças idade inferior a 5 anos: Entrada Gratuita

Reis Magos

Reis Magos, Madeira

Uma praia de pedras. Sim! Estava faltando isto na lista. Uma região que até mesmo a areia encanta os olhares. Apesar de ser pequena e popular, a praia ainda segue sendo uma das mais limpas da região. As pedras no chão da praia chamam muita atenção, ela é uma das poucas que possui esta característica.

É também um ótimo local caso deseje conhecer a grande diversidade de vida marinha. O mergulho na região é autorizado, o que deixa tudo ainda mais empolgante. Se é um iniciante pode fazer uma excursão! É uma região a sudeste da Ilha da Madeira, com certa proximidade da Vila de Caniço.

Lido Galomar

Complexo Balnear Lido Galomar

É muito difícil encontrar alguém que não goste de belas vistas e este local é perfeito para tirar aquela foto perfeita. A região, como todo complexo balnear, conta com ótima piscina e com uma praia muito bela.

O melhor da região é com certeza a sua localização. A praia em si é de difícil acesso já que se encontra protegida por montanhas, mas isso deu a oportunidade para a região de criar um complexo balnear com até mesmo um elevador com vista. Tudo isto para que seja aproveitado ao máximo as particularidades do local.

Complexo Balnear da Barreirinha

Complexo Balnear da Barreirinha

Uma praia bastante rochosa com bastante atividades para serem aproveitadas. Situada a leste da Fortaleza de São Tiago é um local bastante popular para banhos. Possui vigilância e segurança para a prática de desportos. Conta com primeiros socorros, biblioteca, balneários, Centro Azul, bares e restaurantes.

Ponta Gorda / Poças do Governador

Ponta Gorda Madeira

Um local calmo e que muita gente gosta de visitar. Ele é calmo exatamente por apresentar características mais suaves na paisagem, ao mesmo tempo consegue comportar uma grande quantidade de pessoas.

Terá acesso a balneários, biblioteca de praia, bar de apoio, serviço de WiFi e uma ótima acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Possui bandeira azul também, em outras palavras é ideal para tomar um banho calmo. Alugam guarda sol e espreguiçadeiras para aproveitar o que a região tem para lhe oferecer.

Doca do Cavacas

Doca do Cavacas

Apesar de não ser uma das regiões mais visitadas, esse local é sim uma experiência interessante para turistas. É uma praia pequena, mas que oferece diversos serviços ótimos, talvez seja um problema se tiver com muita gente, porém é sempre possível atravessar uma das pontes da região e chegar à praia formosa facilmente.

Caso isso seja necessário, ainda é recomendado tirar uma foto das piscinas naturais da região, elas ganham ponto no que diz respeito a beleza!

Calhau da Lapa

Uma região mais afastada, uma das praias paradisíacas que com certeza deve entrar na nossa lista. É um recanto para muitos, uma paisagem muito bela que já chegou a ser chamada de “a terra de ninguém”.

A região em si é ótima, o que torna a praia com poucos acesso é efetivamente a grande dificuldade em chegar até à mesma, porém, para quem gosta de silêncios e desafios, nada é melhor.

Madalena do Mar

A mostra anual de banana, que acontece em julho, é um dos marcos desta região, ademais as suas belas praias. Pode aproveitar a sua estadia na região para conhecer melhor este festival ou aproveitar para fazer um ótimo passeio marítimo.

Encontrará vários bares e restaurantes para aproveitar ainda mais a região. E se quer uma dica, visite também a famosa igreja de Santa Madalena, que se encontra nas proximidades.

Jardim do Mar

Como o nome sugere, este é um local cheio de requintes, uma mistura do amarelo das praias com o verde claro das vegetações. Uma paisagem muito calma que chama à atenção pela vegetação não podia faltar nessa lista!

É também o ponto de encontro da comunidade internacional do Surf, visto a sua proximidade com o Atlântico Norte que é um mar mais agitado e propício para esta prática de desporto.

Paul do Mar

Outra praia de Calhau, dessa vez na região oeste. Devido à sua localização bastante acessível e ambiente agradável este local possui uma grande quantidade de turistas durante todas as épocas do ano.

Se está à procura de uma região mais calma pode tentar abrigar-se numa localidade intermediária. Os locais mais conhecidos ficam na barra Maktub e Ponto de Abrigo do Paul do Mar, entre essas regiões pode-se encontrar uma localidade mais aconchegante!

Piscinas das Salinas

Piscinas das Salinas

Localizada próxima a baía de Câmara de Lobos, as piscinas da região são extremamente chamativas e se encontram em um complexo cheio de áreas verdes. Como as outras praias aqui citadas, contas com uma área para adultos e crianças.

Acesso à mesma é pago, porém é com certeza um local que vale a pena pagar para ver. A festa da Lapa pode ser também um motivo para visitar o local, já que é um evento muito famoso na região!

Praia do Vigário

Praia do Vigário

Sempre cheio de gente, a região começou a ser importante para o turismo a não muito tempo, porém, sempre foi um ótimo local para atividades de pesca. Em outras palavras, além da bela região poderá experimentar também diversos pratos típicos da Madeira.

Se pretende fazer um passeio longo ou mais próximo da região da Câmara dos Lobos essa é uma praia que deve visitar.

Praia da Fajã do Cabo Girão

Uma praia pouco acessível e que possui uma paisagem diferente. A praia de areia preta, que já foi citada aqui em diversos momentos, é característica da região de Fajã.

Este local só pode ser acedido por barco ou por teleférico, porém, com um pequeno valor, terá uma viagem que nunca se esquecerá e, caso vá de teleférico, poderá ter uma visão inesquecível.

Praia do Garajau

Praia do Garajau

Uma praia integrada a uma reserva natural, mais uma aqui citada com águas calmas e cristalinas perfeitas para o mergulho. Se tem estadia próxima à região de Garajau este local representa muitas possibilidades para passeios e descanso.

Este é um destino muito comum para turistas, então acaba sendo um local bastante cheio. Vale lembrar que a região conta com todo apoio para as práticas de esporte terrestres e de mergulho.


Estes são os nossos destaques das melhores praias e zonas balneares para desfrutar da sua estadia na Madeira.


Promoções de Viagens para a Madeira