15 motivos para Visitar a Madeira em 2022

O ano de 2022 começou com grandes promessas de renovação. Passamos por uma pandemia e agora buscamos melhorias. É claro que muitos pensam em descanso, depois de tantas possíveis tribulações, não é?

Publicidade

Se procura um destino diferente para passar um tempo sozinho, em família ou com amigos, a Ilha da Madeira, um território pertencente a Portugal, é uma ótima região para passar uns dias, além disso, é um destino perfeito para 2021. Tirar aquele peso das costas para recomeçar com tudo e relaxar bastante neste destino incrível e com imensas experiências para lhe oferecer.

Motivos para Viajar para a Madeira

Publicidade

Confira abaixo porque neste ano de 2021 uma viagem para esta região é tão atrativa.

1- Contato com a natureza e trilhos pedestres

Sim! A região da Madeira é um local rico em praias, mas as paisagens com grandes florestas são outro grande destaque.

Publicidade

Áreas com verde em quantidade, com possíveis caminhadas por esses locais, tendo também, entre um dos pontos mais interessante, uma floresta com verde em abundância que é considerada património, a floresta Laurissilva, pela UNESCO.

Madeira Motivos para Viajar

Caso vá para região, pode aproveitar para conhecer mais esses locais com trilhos pedestres personalizados e preparadas para as mais diferentes paisagens.

Há também a possibilidade de caminhadas em levadas e veredas, regiões com natureza abundante e que é um trilho que o levará por diversos cantos da região, com vistas maravilhosas em locais calmos e aconchegantes.

2- Clima primaveril

A primavera é uma época do ano que muitos adoram. Nem muito quente, nem muito frio, mas se tem aquela sensação de aconchego sempre!

Publicidade

Já imaginou viver numa região em que o clima sempre tende a se assemelhar a essas características? Pois é, na Ilha da Madeira é possível ter isso.

Casa Típica de Santana, Madeira

Vale lembrar, nesse caso, que apesar de pertencer à Europa, a região é mais próxima da África e talvez por essa aproximação com os dois continentes, é possível um clima sem muito frio e sem muito calor. Muitos turistas da Europa escolhem visitar a Madeira, cansados do “inverno” durante todo o ano.

3- Eventos inesquecíveis

Carnaval, Réveillon e outros eventos da própria região ganham destaque aqui por serem, em certos casos, mundialmente conhecidos, alguns já não dá mais para fazer por conta da época, mas ainda assim, caso em 2021 não tenha conseguido, pode planear para 2022!

Passagem de Ano Madeira

(C) JM Madeira

No final do ano, por exemplo, é possível assistir uma das mais belas queima de fogos de artifício do mundo, outrora fora nomeada a mais bela. Um evento que fica na memória de quem o vivencia.

Já no carnaval não há nada melhor que desfrutar as praias da região, elas têm o ritmo do local e são excepcionais para visitar. Se realmente visitar a Madeira durante essa época festiva, prepare-se para muitos eventos e diversão.

Festa da Flor, Madeira

(C) Jornal Económico

Além de tudo isso o Festival do Atlântico, Festival de Colombo, Festa da Flor e muitos outros podem ser citados aqui. São eventos muito importantes para a região.

4- Praias paradisíacas

Tem opções para quem gosta de agitação e para quem gosta de sossego. Para este segundo tipo de pessoa nada melhor que aproveitar uma praia tranquila que dê para ouvir o barulho do mar com muita tranquilidade.

Praia da Calheta, Ilha da Madeira

As praias paradisíacas da região são muito famosas, são belas o suficiente para desnortear qualquer olhar, aqui vamos dar um destaque especial para o Porto Santo, uma das maravilhas das praias da região.

Veja também: As melhores praias e zonas balneares da Madeira

5- Zonas balneares

Como é uma região repleta de praias não há o que esperar se não houver uma boa diversão com locais destinados a isso. Essas são as zonas balneares da Ilha da Madeira, que consegue introduzir uma grande quantidade de eventos e diversão em apenas um local.

Porto Moniz, Madeira

Encontrará locais de fácil acesso que terá que pagar pouco para muito entretenimento. Piscinas, restaurantes, cafés, bares e até mesmo bibliotecas podem ser encontrados na região, tudo isso faz com que turistas e visitantes consigam relaxar bastante. E nada melhor que isso depois de tanto desgastante durante o ano, não é?

Praia Porto da Cruz

As regiões balneares são belas e conseguem deixá-lo de queixo caído. A ilha da madeira, por si só, apresenta uma grande quantidade de locais divertidos e emocionantes para passar um bom tempo, então, uma viagem longa pode ser algo muito bom.

Veja também: As melhores praias e zonas balneares da Madeira

6- Destino visitável todo o ano

No início ou no final do ano, não importa! Esta região é uma área que se mantém sempre ativa, em outras palavras: sempre estará pronta para receber novas pessoas. Isso é importante para a localidade porque a economia dela baseia-se bastante no turismo, então se planeia viajar em maio, por exemplo, aproveitará muito a região de toda forma.

Motivos para ir à Madeira

Uma dica importante: caso vá para esta região durante um período de época baixa, pode ficar mais em sossego nas praias e em outros pontos, porque terão uma quantidade de pessoas muito menor.

Como já dito, o clima mantém-se com a mesma intensidade durante todo o ano. Isto é muito importante para que as pessoas acabem chegando à região, seja fugindo do calor, ou do frio.

7- Observação de Cetáceos e Golfinhos

É uma atividade para aqueles que são amantes da natureza e que pode acompanhar com muita facilidade, visto que estes animais geralmente estão em várias áreas da região, facilitando e muito a sua observação. E vale lembrar também que essa grande quantidade de espécies também é preservada, diminuindo o seu risco de extinção.

Observação de Cetáceos e Golfinhos

Acaba sendo um região muito bela para quem gosta de observar ou ainda para quem planeia praticar algum desporto, sendo também possível, praticar mergulho em alguns locais com água cristalina, podendo observar a vida marinha muito melhor!

Existem praias que contam com estruturas para a prática de desportos náuticos, então é um local que atrai diferentes tipos de pessoas!

8- Comida boa

A culinária da região é diferente e muito apreciada por muitos. Com certeza a zona da Madeira tem lá seu destaque nesse ponto principalmente pelas suas iguarias à base do mel da cana de açúcar.

Fruta da Madeira

É claro, este é um produto muito usado na região e tem também alguns pratos que são bem falados pelo seu delicioso sabor. O bolo de caco, por exemplo, que é um prato típico da região, pode ser servido como acompanhamento ou entrada. Também tem o peixe espada com banana frita e pratos com maracujá que conquistam a atenção de muitos.

A verdade é que muito se pode falar sobre a culinária da região, ela é muito diversificada e conta com formas de fazer pratos diferentes e com temperos diferentes em cada refeição.

9- Povo é simpático e acolhedor

Como é uma região com muitos turistas, é algo muito comum para as pessoas conhecerem novos rostos. Isso é interessante porque com o passar do tempo a região ficou sendo conhecida pelo seu povo que é simpático e acolhedor. Em outras palavras, será muito bem tratado na região, poderá conhecer novas pessoas e interagir bastante.

Funchal, Madeira

Se ainda não conhece a Ilha da Madeira, ficará ainda mais encantado com as pessoas da região!

10- Fácil de chegar e viagens não muito caras

Os preços das viagens com certeza variam bastante com o tempo, mas é um fato que para a região da Madeira os valores não são muito altos comparado a outros destinos turísticos da Europa. Isso quer dizer, em outras palavras, que é um local mais acessível e que, ao mesmo tempo, não falha nos pontos mais importantes de uma viagem.

Aeroporto CR7

Uma região que é fácil de chegar, exatamente por existir tanto investimento no turismo, que fortalece a região de diversas maneiras.

Confira estes Pacotes de Viagem com destino à Madeira e aproveite as promoções em vigor.

11- Jardins incríveis

Jardins Madeira

A natureza é algo que chama atenção de muitos viajantes e não é diferente na ilha da Madeira. Na região pode contar com diversos pontos com jardins belos. Geralmente são procurados por amantes do “verde”. E de fato, se há uma paisagem que se destaca nessa região é a de flora.

Não é só o verde que verá, mas o amarelo, rosa, vermelho e muitas outras cores. Em certos locais ainda poderá contar com uma vista privilegiada da região.

12- Actividades ao ar livre e náuticas

Isso não pode faltar numa região com tantas praias. A prática de mergulho é permitida na região, em diversas praias que possuem águas claras e limpas.

Vale lembrar também de várias atividades ao ar livre. Desportos na areia da praia, trilhos pedestres e caminhadas de conhecimento. Tudo isso é extremamente valorizado na região, afinal, se estiver lá com certeza vai gostar de passar o tempo de alguma forma semelhante.

13- Património Cultural

A visita a muitos patrimónios culturais da região também pode ser do seu interesse. É uma atividade para quem gosta de conhecer mais a fundo os segredos da região. Igrejas, cidades, construções à parte como faróis, tudo isso pode ser encontrado na Madeira e, para quem realmente gosta, poderá contar com uma excursão de conhecimento, que trará até si muitas informações a respeito disso!

Teatro Baltazar Dia, no Funchal, Capital da região, é um exemplo de património cultural. Ele foi construído em 1888 e é um belo local para se conhecer.

14- Museus

E nada melhor que museus para acompanhar melhor a história da cidade. Sabia que Cristiano Ronaldo nasceu nesta região? Pois é, o jogador nasceu na Madeira e tem um museu dedicado a ele e às suas conquistas. É algo que os amantes de futebol não perdem por nada!

Além disso, o local conta com diversas construções com esse propósito. O Museu da Baleia, o Frederico de Freitas, o Museu da Eletricidade e muitos outros que podem ser mais acessíveis em regiões diferentes!

Veja também: Museus na Madeira

15- Vinho da Madeira

Ah, este aqui não poderia ficar de fora. Há muitas pessoas que conhecem o vinho francês, italiano, mas o vinho da madeira também não fica para trás. Ele é extremamente saboroso e alguns já foram considerados uns dos melhores do mundo.

Vinho da Madeira

(C) JM Madeira

Pois é, se gosta de uma bebida assim pode acreditar que a região tem sua importância nesse quesito. Então, é isso, um bom vinho, tomado com um belo prato com o acompanhamento de uma ótima vista do mar. Isso é suficiente para encantar muitos turistas.


Estes são apenas alguns dos principais motivos para visitar a Madeira. Embarque com destino a esta região rica em paisagens incríveis e locais únicos para visitar e desfrutar. A Madeira aguarda a sua visita.

Actividades a fazer na Madeira

Considere algumas destas actividades também como um motivo para viajar até à Madeira.

Considere:


Promoções de Viagens para a Madeira