Como fazer Bolo do Caco – típico e tradicional da Madeira

Bolo do Caco é um doce típico e regional da Ilha da Madeira. Embora tenha sido criado na Ilha de Porto Santo, para reaproveitamento de restos de massa do pão de casa, acabou por se transformar numa das entradas (e mais tarde acompanhamento de alguns pratos) mais populares madeirenses e além fronteiras.

O Bolo do Caco tem forma redonda e achatada. É degustado de forma simples ou, como tradicionalmente, com manteiga de alho e salsa.

Como fazer Bolo do Caco - Receita completa

Dada a sua popularidade, foi também adaptada a sua utilização em outros pratos, como hambúrgueres, bifes, saladas entre outros.

O nome caco deriva da forma como este era confecionado antigamente: em cima de uma pedra de basalto (denominada de “caco”) em cima de brasas escaldantes.

Receita Bolo do Caco

Se já provou Bolo do Caco ou tem curiosidade em saber como fazer em casa, confira a receita abaixo completa. Dada a sua popularidade é possível igualmente encontrar Bolo do Caco à venda em várias padarias e ou superfícies comerciais em Portugal Continental e não só.

A receita abaixo é da autoria de Filipa Gomes e é válida para 6 unidades, confeccionados com manteiga de alho e salsa. Existem variações da receita.

Ingredientes

  • 150g de batata doce assada
  • 150ml de água
  • 10g de fermento fresco de padeiro (ou saqueta em alternativa)
  • 1 c. sopa de açúcar branco
  • 250g farinha sem fermento
  • 1 c. sal fino
  • Farinha Qb para polvilhar
  • Manteiga de alho
  • 4 c. sopa de manteiga com sal
  • 1 Dente de alho
  • Coentros frescos Qb

Preparação

  1. Necessita de assar batata doce para iniciar. Coloque o forno a 180ºC e deixe aquecer. Adicione batatas doce com pele, embrulhadas em papel alumínio e disponha num tabuleiro e deixe cozinhar por uma hora.
  2. Num recipiente, adicione o fermento, água morna e uma colher de sopa de açúcar. Misture muito bem.
  3. Adicione a farinha no recipiente onde vai bater a mistura, juntamente com uma colher de chá de sal fino e o fermento dissolvido no ponto anterior. Adicione também a batata doce assada, esmagada.
  4. Acrescente a restante quantidade de água morna e amasse tudo por cerca de 10 minutos. Agora deixe levedar até ter o dobro do seu volume.
  5. Depois de levedado, disponha numa superfície e volte a amassar, formando um chouriço. Corte agora em pedaços e achate em forma de disco.
  6. Deixe novamente levedar por cerca de quinze minutos e leve a assar numa frigideira ou recipiente de ferro bem quente.
  7. Importante: enquanto vai assando os bolos do caco, prepare a manteiga de alho para aplicar nos mesmos, no final: junte 3 colheres de sopa de manteiga amolecida, 1 dente de alho esmagado, coentros picados e misture tudo.
  8. Último ponto e o melhor de todos: Barre no pão a manteiga preparada – ainda quente! Bom apetite, delicie-se.

Vídeo da receita

Pode ver, passo a passo, a receita acima neste vídeo.

Bolo do Caco na Bimby

Existem algumas variações de receitas e deixamos-lhe abaixo mais dois vídeos explicativos, incluindo como fazer Bolo do Caco na Bimby.


Promoções de Viagens para a Madeira